A tradição do Papai Noel no Brasil

Todas as Crianças e mesmo alguns adultos acreditam no Papai Noel. A sua imagem brilhante está conectada com a grande mágica dos ares do inverno, estar perto da família e, claro, repletos de surpresas.

Se as Crianças se comportaram de forma positiva durante o ano inteiro, a festa do Nascimento de Jesus traz para eles boas surpresas. Mas, quem é o vovôalegre, quando ele apareceu e qual é a sua lenda?

Muitos de nós acham problemático dizer para as crianças o que é “verdadeiro”, e o que é “ficção” em relação à tradição do Papai Noel no Brasil. E nem todos nós sabemos que São Nicolau não é uma fantasia ou um herói mágico, mas uma figurareal.

O que sabemos Certamente

O protótipo do Papai Noel é considerado o próprio São Nicolau – o patrono dos marinheiros, pescadores e das crianças. Este cristão viveu em Bizâncio no século terceiro a.C. Ele nasceu na cidade de Patara, na Ásia Menor e tornou-se bispo na cidade de Mirra, na atual Turquia.

Desde a infância, Nicolau mostrou zelo com as ações corretas, a vida moral e a bondade. Um dia, ele lançou uma bolsa cheia de dinheiro em uma janela totalmente aberta de um pobre comerciante. Este vendedor queria vender suas três filhas, porque ele não podia fornecer qualquer herança.

A imagem de São Nicolau está associada aos valores humanos mais elevados de fé sincera em Deus e na justiça existente na terra. Não é o dinheiro que governa o mundo, mas o amor, a decência, a virtude e a abnegação. E uma vez por ano, em uma mágica noite de inverno, cada um de nós tem uma chance de fazer as crianças alegres e fazer isso bem.

A tradição do Papai Noel no Brasil de hoje em dia

A imagem de um vovô gentil com cabelos brancos como a neve e uma barba, viajando os céus em seu trenó e entregando boas surpresas para as crianças ao redor do mundo é uma invenção, criada para apresentar as tradições desse feriado.

O ilustrador americano Heden Sunblum é o responsável por isso. Em 1931, ele inventou a imagem do Papai Noel como vemos hoje, através de um pedido da Empresa Coca-Cola.

As difusões têm afetado significativamente a imagem do velhinho misericordioso. O longo manto do bispo virou uma roupa de cores vermelho brilhante. O vermelho tem sido o símbolo da marca desde o momento de sua inauguração.